Nossa história
Numa quinta-feira de outubro de 2004, Leandro Costa, um sambista recém-convertido, entrava na igreja da Graça Plena levado pelo seu tio, Mariano Demenciano, para assistir um culto de estudo bíblico ministrado pelo Pr. Luiz Eduardo. Desde então, passou a frequentá-la, tornando-se seu membro e batizando-se nas águas no ano seguinte (2005). Neste interim, Leandro apresentava seus sambas que falavam de Jesus aos membros e pastores da igreja. Logo passou a ser convidado por pastores e líderes da igreja da Graça Plena para apresentá-los em eventos evangelísticos, cantando-os acompanhado de seu cavaquinho.
Em 2006, com o interesse de um dos membros, Tiago Abreu, em aprender um instrumento de percussão para acompanhar Leandro nas apresentações, Deus passou a falar ao coração de Leandro para começar a plantar o que futuramente seria colhido como o grupo Candeio. Assim, ensinando tantam e a palavra de Deus a Tiago, Leandro, com a ajuda do Espírito Santo, começou a exercer o que hoje é uma das premissas do grupo Candeio: edificar os de dentro para edificar os de fora, isto é, os integrantes do grupo devem ser bem capacitados tanto musicalmente quanto espiritualmente para que, ao se apresentarem, tenham com o que contribuir para o desenvolvimento cultural e espiritual do seu público.
Da esquerda para a direita: Lucas Lima (vocal e
cordas ou tamborim), Leandro Costa (vocal e
cavaquinho ou pandeiro) e Jorge Ricardo (vocal e
tantam) – foto de Larissa Silva
Em seguida, chegou à Graça Plena Serafim, outro sambista, que tocava pandeiro. Após se tornar membro da igreja e do ministério de louvor, uniu-se a Leandro e Tiago, configurando-se assim a primeira formação do grupo, que nascia em meados de 2007 com o nome “Propósito Maior”. Depois de algum tempo, escolheu-se 07/07/07 para representar oficialmente o dia do nascimento (para fins de comemorações), pois fica ali em meados de 2007 e é uma data bonita, mas o dia real do nascimento do grupo, só Deus mesmo é quem sabe com certeza. De lá para cá, o grupo enfrentou muitas barreiras, mas, com o poder de Deus e o apoio dos pastores da Graça Plena, jamais deixou de existir.
Muitos músicos passaram ou ainda estão no Candeio. Aí vai a lista completa: Leandro Costa, Tiago Abreu, Serafim, Pedro Vitor, Thiago Leite, Paulo Paredes, Kelly Cristina, Jorge Ricardo e Lucas Lima, Jéssica Silva, Paula Miranda e Ramon Ribas, sendo os cinco últimos e Leandro a formação atual.
Por motivo de não se ter conseguido registrar a marca “Propósito Maior” – já havia uma marca na mesma classe com um nome parecido -, em 2010, o grupo passou a se chamar “Candeio”, que significa luz usada para pescas noturnas.
Fico feliz em saber que faço parte da historia do grupo que D’US nos abençoe.
Amém, Serafim! Foi muito bom tê-lo conosco! Saudades!